segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Prof.ª Dr.ª ZITA ROSANE POSSAMAI

ATIVIDADE: ANÁLISE DE MATERIAL EDUCATIVO


O material educativo analisado pertence à Pinacoteca Aldo Locatelli da estrutura da Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A Pinacoteca Municipal se constituiu da disposição de obras de arte, no início do século XX, no Paço Municipal de Porto Alegre. Em 1974, recebeu a atual denominação homenageando o italiano que aqui atuou na produção e ensino, especialmente, da arte mural. Após a realocação, por um período, de seu acervo para o prédio do MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul, no início dos anos 2000 com a restauração do Paço Municipal, o acervo da Pinacoteca voltou ao prédio de origem já dispondo de uma bem equipada reserva técnica e de espaços que atendem às normativas museológicas.
Selecionamos para análise um jogo tradicional de memória intitulado JOGO DA MEMÓRIA – Coleção Paisagens de Porto Alegre e assim apresentado:
Em uma caixa de papelão com medidas aproximadas de 70 x 120 mm estão acondicionadas 62 (sessenta e duas) cartas, que formam, duas a duas, uma reprodução pictórica de uma obra do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, com cenas, espaços públicos e edificações da cidade de Porto Alegre, em diferentes épocas.
As cartas coloridas são impressas em papel impermeabilizado com alta gramatura, aproximadamente 250g/m2. Destina-se, conforme as instruções contidas na caixa, a todas as idades. O jogo obedece ao seguinte regramento: após a distribuição da totalidade das cartas numa superfície horizontal com o verso exposto, um jogador deve expor o anverso de uma carta e procurar seu par entre as demais 61 cartas. Encontrando o par o jogador recolhe para si as duas hemi-imagens e repete a jogada até não mais conseguir formar um par. Nesta etapa, passa para o(s) outro(s) jogador (es). Ao final, quem obtiver o maior número de pares, é o vencedor do jogo. Uma variante é estabelecer curtos períodos de tempo de jogo para avaliar, ao final, quem reuniu a maior quantidade de pares. Ao unir duas cartas para formar a imagem completa, os jogadores reconstituirão 31 (trinta e um) trabalhos dos artistas cujas obras compõem o jogo. São obras de pintores brasileiros e europeus como Alice Fortes, Ângelo Guido, Augusto Luiz de Freitas, Benito Mazon Castañeda, Carlos Scliar, Edgar Koetz, João Faria Viana, Francis Pelichek, Francisco Filsinger, Gastão Hofstetter, Giovanni Falcone, J. Altair, João Madalloni Betoni, Jair Dias, Luiz Maristany de Trias, Torquato Bassi.
Nesta atividade de JOGO DE MEMÓRIA, o lúdico apresenta-se como uma ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem. Por se tratar de uma atividade dinâmica e que é provavelmente oferecida a grupos de diferentes formações, percebe-se que o jogo foi planejado para superar obstáculos como a não-alfabetização e outros de maior complexidade pertinentes à educação formal. Desse modo, consegue atender ao proposto nas instruções, que é a adequação a todas as idades. Entende-se que o jogo, em várias formas, atua como um facilitador na construção do próprio conhecimento o que, nesta proposta ocorre, pois ao observar as imagens, os jogadores buscam correlacioná-las e reconstruí-las espacialmente. Além disso, ao participarem da atividade têm a oportunidade de outras vivências como a emoção, o estabelecimento de regras e socialização, num ambiente de aprendizagem.
Acerca das estampas, o manuseio das cartas durante a atividade familiariza os jogadores com as obras do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli que retratam a cidade de Porto Alegre; com os seus autores, assim como as técnicas utilizadas, suas dimensões e denominações, correlacionando-as ao espaço atual do desenho urbano da Capital.
O papel reservado ao mediador é de estímulo e condução da atividade, propondo a construção dos grupos de jogadores, estabelecendo o período de tempo para formação do maior número de pares, referindo as obras estampadas no jogo, dentre outras.
O JOGO DE MEMÓRIA – Coleção Paisagens de Porto Alegre foi confeccionado com material de ótima qualidade o que lhe garante durabilidade mesmo com o uso frequente. É uma excelente estratégia para construção interativa do conhecimento de modo divertido acerca da arte e nosso espaço urbano. 
 Fig. 1 - JOGO DE MEMÓRIA – Paisagens de Porto Alegre
Fig. 2 – Seis meias-cartas formando três imagens
do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli
Anelise, Jenifer, Susete