sábado, 27 de junho de 2015


ALTES MUSEUM / BERLIM 



                      A edificação tem formas retangulares e teto plano. A fachada com 87 metros, possui dezoito colunas. A denominação de Altes Museum (Museu Antigo) foi dada em 1845, pois, até então, era conhecido como Museu Real (Königliches Museum). Na fachada exibe a inscrição: “Friedrich Wilhelm III fundou este museu para o estudo de todos os tipos de antiguidades e das artes liberais em 1828”

        Na Ilha dos Museus, região central da cidade. 



Declarada Patrimônio Cultural da UNESCO em 1999 a Ilha dos Museus tem um precioso acervo distribuído entre seus cinco museus. 





1-Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie), 2- Museu Antigo (Altes Museum), 3- Museu Novo (Neue Museum), 4- Museu Pergamon (Pergamonmuseum) e  5 -   Museu Bode(Bode Museum).


  O ALTES MUSEUM é o museu de referência mundial por exibir coleções de arte antiga grega, romana e etrusca
Sua construção iniciou em 1825 e foi inaugurado em 3 de agosto de 1830. E o mais antigo museu de Berlim. "É um dos primeiros edifícios construídos na Europa para um prédio público das artes"..(Britto,Fabiano).  

História: Iniciado por Frederico Guilherme I (1688-1740) por aquisições de coleções  privadas: Gerrit Reynst (marchand holandês), Giovanni Pietro Bellori (curador, escritor de arte), Cardeal Melchior de Polignac. As coleções estavam distribuídas por várias casa reais, sem acesso público. Em 1797- Wilhelm von Humboldt foi designado por Frederico Guilherme II a selecionar obras para formação de acervo público. Ao mesmo tempo eram adquiridas novas e importantes coleções, como a de bronzes e vasos do Cônsul-geral Bartholdy (1827) e a de 1.348 vasos do General Franz von Koller(1828).

Momento histórico: “desorganizados politicamente.. atrasados economicamente...precisavam elaborar um discurso cultura.. que legitimasse a unidade política desejada”... 

Seu primeiro diretor, Ludwig Tieck estabeleceu a catalogação das peças, método até então não utilizado. A coleção reunida era principalmente de peças gregas e romanas, além de algumas medievais, com uma grande seção de pinturas européias. Em 1831 outro grupo de 442 vasos foi adquirido de Dorow-Magnus, e o arqueólogo Eduard Gerhard doou em seguida as obras que havia colecionado, tornando a seção de vasos a mais importante do mundo.
        Historical photograph of the Altes Museum, before 1854.


  Entre 1843-1855 foi construído o Neues Museum em apoio ao Altes Museum já com espaço insuficiente para abrigar suas coleções.  
Mesmo com esta divisão, o espaço disponibilizado do Altes Museum ainda não era o bastante, e em 1883 decidiu-se dividir novamente o acervo, enviando as pinturas e as esculturas posteriores à Antigüidade para o Kaiser-Friedrichs-Museum (hoje o Bode Museum) que estava sendo construído.

Com o problema do espaço físico sempre presente, foi adquirida em 1884 uma grande coleção de Peter Alexandrovich Saburov, e novas peças foram chegando, provenientes de escavações patrocinadas pelo museu desde 1875 na área do Mediterâneo, incluindo Pérgamo, Olímpia, Mileto, Baalbek, requerendo a criação de um novo espaço de exposições


  



Durante a guerra o acervo foi dividido e guardado em locais seguros, mas muitas peças foram perdidas, destruídas, subtraídas. O prédio do Altes Museum foi praticamente destruídos pelo fogo causado por bombas em 08 de maio de 1945. Prováveis peças perdidas: 30 vasos de pedra, 1.500 de cerâmica e mais de 100 peças de joalheria.  

Em 1958 a URSS devolveu parte do botim de guerra que pilhara em 1945, mas sem uma sede própria estas obras, junto com as salvas do prédio antigo e que estavam em depósitos, foram provisoriamente instaladas no Pergamon Museum e no Castelo de Charlottenburg. 

Contudo a maior parte da coleção permaneceu em depósito, sem espaço para poder ser mostrada. O prédio antigo do museu foi restaurado de 1951 a 1966 e foi aberto novamente com parte do acervo, mas a coleção tardou a ser reunida. A partir de 1982 foi construída uma nova ala no Pergamon Museum para as esculturas e peças de arte. As obras que foram guardadas em Charlottenburg desde a Guerra lá permaneceram até 1995.





Fontes: 
www.berlin.de
www.aviewoncities.com/berlin
http://arthistoryresources.net/baroque-art-theory-2013
www.google.com/maps
www.smb.museum
Berliner Unterwelten e.V.The Berlin Underwordl Museum 
www.preussischer-kulturbesitz.de
www.preussischer-kulturbesitz.de
Britto, Fabiano de Lemos. Modos de habitar a história ou filosofia, cultura e arquitetura no Altes Museum de Berlim. (2011).  

Tarefa de aula realizada por Anelise e Susete . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário