A NOVA MUSEOLOGIA NA AMERICA
LATINA-O CASO MEXICANO.
Patrícia Berg Oliveira*
Palestra da autora em 25 de junho de 2015 na
FABICO-Curso de Museologia/Disciplina: BIB 03237 História dos Museus e dos
Processos Museológicos.
A palestrante apresentou um histórico da população mexicana sua história política, a partir de 1810. Também
trouxe o relato da participação de representantes do México nos encontros do
ICOM desde 1958 e a Nova Museologia em território mexicano, através do
PRODEFEM-Programa para Desenvolvimento da Função Educativa nos Museus e o
Programa de Museus Comunitários e Ecomuseus.
O México participou,
inclusive com sua experiência, dos eventos realizados em 1958-Rio de Jane iro(Seminário sobre Função Educacional dos
Museus), 1962-México(O Museu como Centro Cultural da Humanidade),
1972-Chile(Mesa-Redonda sobre o Desenvolvimento e Papel do Museu no Mundo Conte mporâneo), 1984-Canadá (Princípios de Base de
uma Nova Museologia) e 1984-México(Território-Patrimônio-Comunidade
(Ecomuseus)-O Homem e seu Entorno. Nas primeiras discussões já integra aos seus
discursos de museu ao conceito de comunidade. Seus representantes também vêm o
museu como modificador da realidade e problematizam a questão social na
interface com museus. Em 1972, em Santiago do Chile, Mário Vasquez propôs a
criação de museu integrado no âmbito do Museu Nacional de Antropologia/México. Trouxe
indígenas (origem da maioria da população mexicana) para construir exposição
sobre o tema. Na Casa Del Museo aplicava o conceito de patrimônio do homem,
gerido pelo homem em seu interesse, em detrimento do tradicional coleta-expõe. Propõe
o espaço onde a contribuição cultural daquele grupo deveria ser compreendida,
democratizando os museus, com seus problemas
cotidianos. O resultado foi um processo de conscientização da população acerca
de seu patrimônio.
No depoimento sobre os
programas citou o Programa de Desenvolvimento das Funções Educativas nos Museus(1983-1992)
que se baseou na experiência da Casa Del Museo e o projeto de Museus Escolares.
Apesar de finalizado, rendeu a criação de perto de 100 museus escolares em
território mexicano. A partir de 1993, amparado nas experiências anteriores com atenção às populações rurais, mestiças e indígenas, foi dado início ao Programa de Museus Comunitários-Ecomuseus que propõe ações solidárias no convívio social, integrado ao meio no qual vivem.
Museólogo Mario Vasquez em 2013, homenageado na Universidade Nacional do México. |
Fontes:
Palestra em
aula
VASCONCELLOS, Camilo Mello. Imagens
da Revolução Mexicana: o Museu Nacional de História do México (1940-1982).
São Paulo : Alameda, 2007.
docvirt.com/docreader.net/WebIndex/WIPagina/BibVirtMHN/5463
http://www.jornada.unam.mx/2013/01/25/cultura/a06n1cul
Sobre a
autora: Pedagoga, Mestre em Educação pela UFRGS, atualmente responsável pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural do município de Porto Alegre-RS. .
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