quarta-feira, 1 de julho de 2015

A NOVA MUSEOLOGIA NA AMERICA LATINA-O CASO MEXICANO.
Patrícia Berg Oliveira*


Palestra da autora em 25 de junho de 2015 na FABICO-Curso de Museologia/Disciplina: BIB 03237 História dos Museus e dos Processos Museológicos.

A palestrante apresentou um histórico da população mexicana sua história política, a partir de 1810. Também trouxe o relato da participação de representantes do México nos encontros do ICOM desde 1958 e a Nova Museologia em território mexicano, através do PRODEFEM-Programa para Desenvolvimento da Função Educativa nos Museus e o Programa de Museus Comunitários e Ecomuseus. 
O México participou, inclusive com sua experiência, dos eventos realizados em 1958-Rio de Janeiro(Seminário sobre Função Educacional dos Museus), 1962-México(O Museu como Centro Cultural da Humanidade), 1972-Chile(Mesa-Redonda sobre o Desenvolvimento e Papel do Museu no Mundo Contemporâneo), 1984-Canadá (Princípios de Base de uma Nova Museologia) e 1984-México(Território-Patrimônio-Comunidade (Ecomuseus)-O Homem e seu Entorno. Nas primeiras discussões já integra aos seus discursos de museu ao conceito de comunidade. Seus representantes também vêm o museu como modificador da realidade e problematizam a questão social na interface com museus. Em 1972, em Santiago do Chile, Mário Vasquez propôs a criação de museu integrado no âmbito do Museu Nacional de Antropologia/México. Trouxe indígenas (origem da maioria da população mexicana) para construir exposição sobre o tema. Na Casa Del Museo aplicava o conceito de patrimônio do homem, gerido pelo homem em seu interesse, em detrimento do tradicional coleta-expõe. Propõe o espaço onde a contribuição cultural daquele grupo deveria ser compreendida, democratizando os museus, com seus problemas cotidianos. O resultado foi um processo de conscientização da população acerca de seu patrimônio.  
No depoimento sobre os programas citou o Programa de Desenvolvimento das Funções Educativas nos Museus(1983-1992) que se baseou na experiência da Casa Del Museo e o projeto de Museus Escolares. Apesar de finalizado, rendeu a criação de perto de 100 museus escolares em território mexicano. A partir de 1993, amparado nas experiências anteriores com atenção às populações rurais, mestiças e indígenas, foi dado início ao Programa de Museus Comunitários-Ecomuseus que propõe ações solidárias no convívio social, integrado ao meio no qual vivem.       



Museólogo Mario Vasquez em 2013, homenageado na Universidade Nacional do México. 



Fontes:

Palestra em aula
VASCONCELLOS, Camilo Mello. Imagens da Revolução Mexicana: o Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007.
docvirt.com/docreader.net/WebIndex/WIPagina/BibVirtMHN/5463
http://www.jornada.unam.mx/2013/01/25/cultura/a06n1cul

Sobre a autora: Pedagoga, Mestre em Educação pela UFRGS, atualmente responsável pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural do município de Porto Alegre-RS. .


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