terça-feira, 8 de dezembro de 2015

AS GALERIAS MUNICIPAIS DE ARTE 


A Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli está situada em dois pavimentos do prédio do paço municipal: Paço dos Açorianos, na esquina das Avenida Borges de Medeiros e Rua Uruguai, no Centro Histórico de Porto Alegre - RS.  O prédio foi edificado entre 1898 e 1901 para tornar-se a sede da Intendência de Porto Alegre, na administração de José Montaury de Aguiar Leitão (intendente no período 1897-1924).

Hoje, o prédio de três pavimentos, é ocupado pelos gabinetes do prefeito municipal e do vice-prefeito e pela Pinacoteca Aldo Locatelli, antes sediada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). É projeto do italiano João Antonio Luiz Carrara Colfosco e foi construído, a partir do aterramento da Doca do Carvão, com características classicistas: marcação dos planos horizontais, a emergência da edificação em relação ao espaço circundante e a importância de todas as fachadas, dando à edificação um aspecto suntuoso e imponente.
Paço Municipal no Centro Histórico de Porto Alegre 

O edifício ostenta elementos simbólicos do Positivismo, corrente filosófica hegemônica no Estado à época, tais como os grupos escultóricos colocados nas fachadas representando a liberdade, a história, o busto de Péricles, a democracia e a ciência. Também aparecem elementos alegóricos referentes à Agricultura, ao Comércio, à Indústria, à Justiça e à República. Na fachada da torre há os bustos de José Bonifácio e do Marechal Deodoro da Fonseca, ladeando o Brasão da República. O edifício é tombado pelo EPAHC desde 1979.

Em frente ao prédio está instalada a Fonte Talavera de La Reina, doada pela comunidade espanhola ao município, na data centenária da Revolução Farroupilha.  

HISTORIA DA COLEÇÃO: em 07/Nov/1974 a coleção foi oficializada por ato municipal, recebendo a denominação de Aldo Locatelli. Na década de 80, devido a dificuldades de manutenção da mesma no Paço Municipal, foi transferida para a sede do MARGS, retornando finalmente ao local atual, após trabalhos de restauro e conservação, em 2008, já contando com Sala de Reserva Técnica e salas expositivas adequadas.  A  origem estampa a intencionalidade em sua formação.  
 “A Pinacoteca Aldo Locatelli tem sua origem na antiga pinacoteca que foi sendo formada desde o início do século XVIII pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo o costume da época, [...] tinha tanto o objetivo de adorno e desfrute estético, como de reafirmar visivelmente a ideologia dominante” (SILVA, 2013, p. 11).    
Dispersas, nas sucessivas gestões, no início dos anos 1970, Leandro da Silva Telles - servidor municipal, ficou responsável pela reunião de imagens de ex-governantes municipais e estaduais que estavam na prefeitura para expô-los no Salão Nobre do Paço Municipal. A esta tarefa se seguiu a busca e recolhimento de outras tantas peças do acervo municipal que estavam alocadas em diversos outros espaços públicos.   Formada a Pinacoteca Municipal, seu acervo foi dado público no prédio atual e, através de novas aquisições- marcadamente doações, seu patrimônio cresceu e se diversificou.    
Finda a década de 1970, os anos que se seguiram foram de menor investimento em sua manutenção só retomada a partir de 1989 sob tutela da recém-criada Secretaria Municipal da Cultura que investiu em restauro e conservação, pesquisa e tombamento de seu acervo então realocado do MARGS, para o Paço Municipal.  
No momento desse trabalho, a Aldo Locatelli está apresentando as exposições “Quando o longe é perto (1899-1948)”, “No quase presente (1970-2012)” e “Do cotidiano das cidades” no pavimento térreo e no subsolo mantém as peças de seu acervo tridimensional.  Também podem ser vistas as imagens  de antigos administradores, como ex-prefeito Loureiro da Silva,  busto de Julio de Castilhos,  Senador Pinheiro Machado e imagens da cidade de Falcone, Benito Castaneda , Torquato Bassi e outros.  
  
As lavadeiras na Praia do Riacho - Otto Dinger 

Auto-retrato
O HOMENAGEADO: Aldo Daniele Locatelli, nascido em Bergamo, chegou ao Rio Grande do Sul em 1948 para realizar pinturas sacras na cidade de Pelotas.  De estilo clássico, seus trabalhos foram influenciados pelos movimentos artísticos dos anos 1950-1960. Muralista, suas obras permanecem no Palácio Piratini, Aeroporto Salgado Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde lecionou, no Instituto de Artes.  
                               
As profissões-mural na Reitoria UFRGS

O QUE HOJE SE VÊ: O acervo exposto no recorte “1899-1948”, com obras de Gotuzzo, Weingartner, Otto Dinger, Bertoni, Ferrão, Ângelo Guido e Afonso Silva, dedica-se especialmente a paisagens não limitadas a nossa cidade, mas também do interior RS e de outras cidades brasileiras. As referências à cidade de Porto Alegre aparecem em “As lavadeiras da Praia do Riacho”- 1899,  “Ponta Grossa”, Ponte do Riacho”, “Paisagem vista do Cristal” . Em “1970-2012”, a representação da cidade é ausente, pois trata de obras com temática universal como  a liberdade, esperança...
Weingartner/ Barra do Ribeiro-1918-Acervo Aldo Locatelli 
Nas demais áreas expositivas, a cidade aparece representada por obras de Benito Castaneda (“Abrigo da Praça 15”),  Angelo Guido (“Largo da Intendência” e “Mercado de Porto Alegre”),  Falcone (“Vista do Guaíba”),  Luis de Trias (“Docas” e “Abertura da Borges de Medeiros”),  José de Francesco (“Paço da Matriz, onde retrata também as negras vendedoras de tabuleiros). Também se observa o bronze “A Samaritana” que remete ao período 1925-1935, época que a mesma ocupou a praça em frente ao prédio.
O “Do cotidiano das cidades” de Roberto Muller, traz para o espaço a crítica à ocupação desordenada das cidades e sua descaracterização.  O porão do prédio, com obras tridimensionais, aborda forte temática social como “Distorção da fome”, os bronzes “Gabirus” de Xico Stockinger e históricas ligadas ao município como a antiga bacia da Fonte Talavera e a maquete do Monumento aos Açorianos. Também apresenta composições de temáticas diversas, de autores porto-alegrenses ou aqui radicados.   
REFERENCIAS: 

BAKOS, Margareth M. Porto Alegre e seus eternos intendentes. POA, EDIPUCRS, 2013

FRANCO, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS) / Prefeitura Municipal, 1988.



MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. O museu na cidade, a cidade no museu: para uma abordagem histórica dos museus de cidade. Revista Brasileira de história, v.5 n. (8-9); p.197-205, set. 1984 abr, 1985.

OLIVEIRA, Luciana da Costa de. "A Formação Histórico-etnográfica do Povo Riograndense", de Aldo Locatelli:  os entornos de uma produção muralística. IN Anais do X Encontro Estadual de História "O Brasil no Sul: Cruzando Fronteiras entre o Regional e o Nacional". Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 26 a 30 de julho de 2010. s/PP

PETTINI, Ana : KRAWCZYK, Flávio. (org) Pinacotecas Aldo LOcatelli e Ruben Berta: Acervo artístico da Prefeitura de Porto Alegre. Palotti, 2008. 

SILVA, Luiz Mariano Figueira da. A formação do acervo de Porto Alegre: a gênese das pinacoteccas municiais nos anos 1970-TCC/UFRGS/Porto Alegre-2013. 


                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário