terça-feira, 8 de dezembro de 2015

BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE PORTO ALEGRE,  MUSEU DA HISTÓRIA DA MEDICINA e CENTRO HISTÓRICO CULTURAL DA SANTA CASA. 

A Beneficência Portuguesa de Porto Alegre está localizada na Avenida Independência, em Porto Alegre. Em 1854, cidadãos portugueses residentes no Estado reuniram-se com intuito de fundar a Sociedade Beneficente para amparo de seus compatriotas. Na fase inicial, sem recursos suficientes, utilizavam, via contrato, o atendimento da Santa Casa de Misericórdia, mas em 1858 adquiriram uma casa para este fim na Rua da Figueira (atual Cel. Genuíno).
BENEFICÊNCIA PORTUGUESA 1909
Por doação de terreno,  e com projeto do engenheiro Frederico Heydtmann foi , foi providenciada a construção da sede atual inaugurada em 1870. Possui fachada em estilo eclético, influenciado pela arquitetura colonial portuguesa. As janelas ostentam arco redondo e no topo da fachada ostenta platibanda e frontão, escudos do Reino de Portugal e do Império do Brasil e a data de 1868.    
Corredor da instituição




MUHM - Desde 2007, junto ao casarão da Beneficência Portuguesa funciona o Museu da História da Medicina, iniciativa do SIMERS-Sindicato Médico do RS. Em nossa visita, fomos recebidos por Everton Quevedo que discorreu sobre a missão do Museu e seu relacionamento com os fazeres da instituição histórica que os abriga. 

O MHUM tem se destacado, principalmente através da doação dos associados do SIMERS,  pela construção de seu acervo de equipamentos e instrumentais como material bibliográfico que contam a história da medicina em nosso Estado.  O Sindicato nasceu em 1931 na luta pela regulamentação do exercício da profissão, obtido no ano seguinte.  
Instrumental do acervo do MUHM

      Na visita ao Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Porto Alegre fomos recebidos pela historiadora Véra Barroso que, entusiasmada, discorreu sobre a transformação daquele espaço antes ocupado por 8 casinhas de aluguel na atual estrutura do CHSC.  Após, nos conduziu pela exposição permanente “Fragmentos da História de Todos Nós” no Museu Joaquim Francisco do Livramento onde mais de 7mil objetos e documentos contam a história da fundação e dos fazeres daquela instituição hospital. 
Ao centro, historiadora Véra Barroso


Em exposição vimos equipamentos e instrumentais, vestimentas e seu acervo arqueológico coletado em uma lixeira do hospital encontrada no quintal de uma das unidades, quando da remoção do conjunto de casas.    
O espaço ainda abriga salas de multiuso, biblioteca, auditório, salas de aula, cafeteria e loja. 
Roda dos Expostos no Museu Joaquim Francisco do Livramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário